A Histria do Pai Lum Tao

(This article from the Portuguese language publication Cinturao Negro, explores the history of Pai Lum Tao.)

CN_Jan09_Page1
CN_Jan09_Page2
CN_Jan09_Page3

O Avô do Grande Mestre - Dr. Daniel Kane, Po Fong, deixou em 1924 a sua casa próxima do Templo de Shaolin em Singapura e viajou para o Havia com o sonho de poder dar a sua família um bom nível de vida,contando para tal com os seus conhecimentos de artes marciais.

Po Fong, adoptou mais tarde o nome Havaiano de, Po Pai. Kane Pai, filho de Po Pai, foi um de seis filhos e teve também um filho, Daniel Kane Pai, nascido em Kamuela, Havai. O Grande Mestre - Po Pai ensinou ao seu neto a arte da família que continha muitos elementos da Garça e do Dragão, assim como outros animais que foram impostos mais tarde na formação do sistema Pai Lum. A sua Avó era mestre do estilo Graça Branca e o seu pai Instrutor de Judo. Mais tarde e afim de intensificar as capacidades do seu neto, Grande Mestre - Po Pai envio-o para o Templo do Lótus Branco, Byakurenji, na costa norte de Okinawan, onde estudou o Kobayashi-ryu karate-do, Kenpo do Lótus Branco e recebeu o seu cinto negro.

Depois da II Grande Guerra, Daniel Pai foi trabalhar para o Rancho Parker na "Big Island" conduzindo gado. Durante este período, Daniel Pai e Ed Parker, que se tornaria um famoso Mestre de Kenpo, trabalharam e treinaram em conjunto. Pai estudou a arte Judo/Jujitsu e massagem com o Professor Osakis e Richard Takamora, tendo estado também envolvido com a Hawaiian Kenpo Association.

Em 1950, Daniel Pai alistou-se no Exército Americano e foi colocado no Continente. Abriu a sua primeira escola nas traseiras da sua primeira casa em Sunset Boulevard, pouco tempo mais tarde seque para combater na Guerra da Coreia, voltando e realista-se em 1953 tendo estado no Vietnam e em Dezembro de 1955 retira-se do Exército. Durante a sua carreira militar, Daniel Pai recebeu distintos reconhecimentos do seu valor: 4 Estrelas de Bronze, Medalha de Serviço na Coreia, Medalha de Serviço U.N e a medalha da Defesa Nacional.

Em 1960, Dr. Daniel Pai graduou-se em Ciências Homeopáticas pela Universidade Médica de Chicago e durante os anos 60 trabalhou para a 20th Century Fox como duplo.

Durante a segunda metade da década de 60 e década de 70, Daniel Pai abriu mais de 50 escolas pelos Estados Unidos, com Instrutores em Florida, Texas, Louisana, Pennsylvania, Tennessee, Connecticut, Colorado, California, Canada e Havai. Durante este perído, este activo na sua escola em Daytona Beach e a coordenar as escolas de Pai Lum e Dragão de Fogo da América do Norte.

Nas duas décadas seguintes, os seus alunos da linha de kenpo continuaram fieis e auxiliaram o desenvolvimento da Sociedade do Dragão Branco, que compilava já Kung Fu, Tai Chi e Chi Kung.

Em 1966 após 20 anos na marinha marcante, o Mestre Jim McIntosh trouxe da Ásia um vasto conhecimento das Artes Marciais para os Estados Unidos, essencialmente o Gong Yuen Chuan Fa, o caminho punho duro e suave. Treinar com o Mestre Jim McIntosh era muito duro fisicamente e psicologicamente. O Sifu Glenn Wilson foi um dos três únicos alunos do Mestre McIntosh a ser promovido a Sifu.

Foi estabelecida em 1974 a Federação de Gong Yuen Chuan Fa e o Sifu Glenn foi designado para Director, cargo que serve desde então. As virtudes do Gong Yuen Chuan Fa são essencialmente baseadas em quarto sistemas: Shorinji Kempo, Lo Han -- Boxe Chinês de Shaolin, Flor de Lótus e Kung Fu dos cinco animais. Esta combinação acabaria por provar que o Gong Yuen Chuan Fa é uma combinação formidável de Combate, Mãos Vazias e Armas.

Nos anos 70, e após o seu Mestre se retirar, Sifu Glenn é aconselhado a procurar o famoso Grande Mestre de Kung fu, Daniel Kane Pai e assim continuar o seu treino. A amizade e cumplicidade entre ambos foi instantanea e o talento do Sifu Wilson foi automaticamente reconhecido pelo Dr. Pai.

Em 1974 O Grande Mestre Pai aceita o Sifu Glenn C. Wilson como seu aluno e homologa o seu grau de Gong Yuen Chuan Fa, tendo-o reconhecido pela Federação de Kuoshu com o Grau de 3° Dan.

Sifu-Glenn começa então uma grande caminhada no estudo das disciplinas de Bok Leen Pai, Pai Lum Tao e Yang Tai Chi. A pedido do seu Grande Mestre Daniel Kane Pai, Sifu-Glenn inicia o ensido do Lohan Tradicional e Plum Flower aos restantes membros da família Pai Lum. Em 1979 o Sifu-Glenn Wilson foi reconhecido pelo Grande Mestre Pai e pela Federação Mundial de Kuoshu como SiGung.

Em 1992, o Grande Mestre Daniel Kane Pai iniciaria o processo de organização de uma federação que unificaria as escolas de pai Lum e de varios outros estilos, a World White Dragon Kung Fu Society. A pedido do Grande Mestre Daniel Kane Pai, SiGung-Glenn Wilson foi designado como o Director e reponsável pela organização e currículo.

Em 1993, faleceu o Grande Mestre Daniel Kane Pai, contudo o seu sonho e legado continuaram atraves de fieis alunos por todo o mundo.

Sobre a direcção do SiGung-Glenn C. Wilson, foi nomeada uma comissão para proteger e preservar o Pai Lum Tao e assim o família continuou a crecer por décadas, estando hoje fortemente implementada e reconhecida.

Grande Mestre - Professor Glenn C. Wilson 'Pai Lum Tao'

  • 5 Vezes Campeão Mundial
  • 8 Vezes Campeão Americano
  • Introduzido 6 vezes no Hall of Fame
  • 1984-1989 Treinador da Equipa Americana de Kung Fu
  • Presidente - White Dragon Warrior Society
  • Presidente - Glenn Wilson's Martial Arts Academies International
  • Treinador Chefe - Wilson's 'Pai Lum Tao' Warriors - Team USA

O Grande Mestre Glenn treina artes marciais a mais de 37 anos. Os seus estudos comecaram com judo seguindo para os ensinamentos das artes coreanas. Aos 16 anos ao observar uma demonstração de kenpo, sentiu que a sua vida iria mudar. Desde então o kenpo é a sua vida e a transição para o Kung Fu foi natural e ambas tornaram-se parte da sua vida.

O Grande Mestre Glenn é um aluno Sénior do falecido Great Grandmaster Dr. Daniel Kane Pai e foi escolhido pelo Dr. Pai para diriguir a White Dragon Warrior Society e continuar com a difusão do Pai Lum Tao. O Grande Mestre Glenn dedica-se agora ás artes marciais e a prepetuar os sonhos de Daniel Kane Pai, educando o mundo sobre o seu fascinante estilo.

O Grande Mestre Glenn teve uma carreira muito ilustre. Como competidor nos anos 70, foi membro da equipa Americana e ganhou 5 títulos mundiais e 8 titulos nacionais. Nos anos 80, serviu por quatro anos a Selecção Americana como treinador. Apareceu práticamente em todas as revistas de artes marciais e foi nomeado 6 vezes para o Martial Arts Hall of Fame. O seu livro, "Pai Lum Tao - Way of the White Dragon" foi recentemente publicado pela Unique Pulications e foi o primeiro livro de sempre a ser publicado sobre o Pai Lum Tao.

Como profissional da Securança Privada, já trabalhou com celebridades como Michael Jackson, Dolly Parton, Charles Barkley, Larry Bird, Dianna Ross, The Beach Boys, The Righteous Brothers, Huey Lewis, Liza Minneli, Barbara Mandrel, Larry King, Don 'The Dragon' Wilson, General Swartzkoff e muitos mais.

O Grande Mestre Glenn apareceu recentemente e foi coreografo de luta no filme a HBO "Redemption" com Don "The Dragon" Wilson, Cyntia "Lady Dragon" Rothrock, Chris Penn, James Russo e Carrie Stevens.

Neste momento da sua vida, o Grande Mestre Glenn trabalha como investigador para uma grande companhia Hoteleira, Especialista de Segurança Privada, Marido e Pai e serve como Grande Mestre e Presidente da maior organização de Pai Lum Tao no mundo. Tem alunos fieis que treinam sobre a sua égide por todos os Estados Unidos, Jamaica, Venezuela, Protugal, Irlanda e Suiça.

Para o ano 2009, o Grande Mestre Glenn vem visitar Protugal a convite do seus alunos Portugueses Sigung Bruno Rebelo e Sigung António Ribeiro. Esta visita vai acontecer em Janeiro de 2009 com 1 Seminário em Madrid e 1 Seminário em Rio Maior, ambos abertos ao público geral.

Comments are closed.

Skip to toolbar